Semana do Jornalismo – Beatriz Nascimento

De 24 a 28/5, se realizou a Semana de Jornalismo 2010, com o tema Jornalismo e Direitos Humanos. O evento foi destinado a estudantes de jornalismo e demais interessados no tema, inspirado pelo lançamento do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

     No dia 25 (terça-feira), ocorreu pela manhã a coletiva chamada “A violência do Estado”. Esta contou com a presença de Débora Silva, integrante do Movimento Mães de Maio e Solange Moura, do Tribunal Popular.

     O relato passional de ambas as convidadas sobre os acontecimentos da Guerra aberta da policia contra o PCC em 2006 e a real situação dos internos na FEBEM levaram seus ouvintes a questionarem o papel da mídia na repercussão de acontecimentos tão importantes dentro de São Paulo. Uma série de dados (o real número de mortos civis naquelas duas semanas de Maio, por exemplo) reportados tanto por Débora quanto Solange, fez os estudantes refletirem sobre o tipo de jornalismo social que tem de ser feito, comprometido com a população e com a dinâmica da cidade. As informações que só foram obtidas após muita insistência e o não contentamento com as explicações lhes dadas pelos altos escalões da polícia, além de levarem a integração destas mulheres aos movimentos citados mostraram a falta de investigação por parte da grande mídia tanto na época quanto a hoje em dia.

     Apesar das mudanças acorridas na relação das Mães de Maio e o Tribunal Popular com a grande mídia (hoje em dia, existe uma maior cobertura das ações dos movimentos por parte dos jornais e da televisão), muita coisa deve ainda mudar. As convidadas defendem que ambos os lados sempre devem ser ouvidos (averiguados) e relatados à população independentemente da repercussão do fato e das partes envolvidas, pois assim a imparcialidade e a verdade são mantidas.

Anúncios

~ por Cult SP em 17/06/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: