O Registro da História – Marta Barbosa

O documentarista Jorge Bodanzky participou da “Semana de Jornalismo”, realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a PUC. O evento focou os debates, palestras e oficinas nos direitos humanos, e foi realizado entre os dias 24 e 28 de maio, nos auditórios da própria universidade.

      Sua participação, no dia 26, foi marcada pela apresentação de diversos trechos de seus trabalhos, entre eles “Terceiro milênio”, o registro da viagem do senador amazonense Evandro Carreira por seu estado em 1980 e “De volta ao terceiro milênio”, gravado na mesma região trinta anos depois.

      A participação dos alunos, com perguntas e comentários, foi muito intensa, já que o documentário assemelha-se com o trabalho jornalístico. Ponto que Bodanzky fez questão de enfatizar, dizendo ao público que seu trabalho nada mais é que uma matéria mais elaborada, investigada e aperfeiçoada.

      O projeto “Navegar Amazônia” também foi apresentado pelo documentarista. Idealizado por ele, por José Roberto Lacerda e com apoio do então Governador do Amapá, João Capiberibe, o projeto visa diminuir a exclusão social das aldeias ribeirinhas, levando a elas o acesso à internet e projetando sua cultura na web, para conhecimento do resto do Brasil e do mundo.

      Jorge Bodanzky proporcionou a todos um pouco mais de informação sobre a floresta Amazônica, seus habitantes e costumes; sobre a realização do documentário, incluindo as dificuldades e as etapas como roteiro, filmagem e edição; e, principalmente, sobre o trabalho fora da mídia hegemônica, ainda pouco adepta desse tipo de filmes.

Anúncios

~ por Cult SP em 17/06/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: